Consulte a tabela, abaixo, para a identificação de problemas com seu soprador. Após o contato com a Assistência Técnica OMEL que o atenderá prontamente você poderá seguir as ações corretivas indicadas abaixo. Caso ainda restem dúvidas, não hesite em contatar novamente a OMEL.
Quando forem identificados ruídos diferenciados ou temperaturas elevadas, desative o equipamento imediatamente, devendo este só voltar a funcionar após sua manutenção, caso necessária.
Sopradores Tipo “Roots” – Tabela de Solução de Problemas
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SINTOMA | PROBLEMA IDENTIFICADO | CAUSA | AÇÃO PREVENTIVA |
Ruído anormal | Engripamento do Soprador “Roots”, principalmente nos casos de contato entre lóbulos ou dos lóbulos com o corpo do equipamento. | Mal alinhamento das correias. | Realização do alinhamento das correias. |
Eventuais danos aos rolamentos. | Eventual substituição dos rolamentos, caso necessário. | ||
Contato entre lóbulos ou dos lóbulos com o corpo. | Verificação de folgas existentes entre os lóbulos e seu ajuste. | ||
Eventual contaminação dos pistões. | Procedimento de limpeza de pistões. | ||
Eventuais partículas estranhas na caixa de engrenagens. | Procedimento de limpeza de caixa de engrenagens e troca de óleo. | ||
Deflexão do eixo. | Realização de medição da deflexão do eixo e eventualmente proceder com sua troca. | ||
Parafusos do acoplamento frouxos. | Aperto de parafusos ou revisão de alinhamento. | ||
Mal alinhamento entre motor e soprador. | Revisão de alinhamento do motor. | ||
Parafusos da base frouxos. | Aperto de parafusos ou revisão de alinhamento da base. | ||
Correias desgastadas. | Substituição de correias. | ||
Aquecimento excessivo do soprador | O aquecimento excessivo do equipamento pode provocar dilatações indesejáveis dos componentes da máquina, contato dos lóbulos entre si ou com o corpo da máquina, podendo ocasionar o engripamento. | Filtro de entrada obstruído. | Desobstrução ou substituição do filtro de entrada. |
Pressão diferencial excessiva. | Verificação e restabelecimento da pressão correta. | ||
Nível ou viscosidade do óleo muito elevados. | Verificação de nível de óleo e viscosidade, com seu posterior ajuste e eventual drenagem. | ||
Folgas do soprador demasiado grandes. | Encaminhamento para verificação OMEL. | ||
Falta de aeração na cabine ou sala de maquinas. | Aperfeiçoamento da ventilação das cabines do equipamento, caso sejam cabinadas, ou da sala de máquinas. | ||
Óleo transportado junto com ar | O excesso de óleo poderá causar o aquecimento e contaminação da câmara de compressão. | Carters com excesso de óleo. | Drenagem e limpeza da câmara de compressão do equipamento. |
Excesso de potencia absorvida | O excesso de potência absorvida pelos motivos descritos pode causar o engripamento do equipamento, seu aquecimento excessivo e eventual quebra. | Filtro provisório de partida ou filtro de aspiração entupidos. | Substituição do filtro. |
Desgaste dos rolamentos. | Substituição do rolamento. | ||
Rotação diferente do estipulado. | Correção da rotação. | ||
Nível de óleo muito elevado. | Verificação de nível de óleo com sua eventual drenagem. | ||
Contato entre lóbulos. | Encaminhamento para verificação OMEL. | ||
Lóbulos enferrujados, ou com sedimentos vários depositados. | Efetuar a limpeza cuidadosa dos lóbulos ou encaminhamento para verificação OMEL. | ||
Vibração | A vibração pode ser identificada em ocorrendo as causas tanto referenciadas neste item, quanto em outros itens desta tabela. Ela pode causar o engripamento do equipamento, seu aquecimento excessivo e eventual quebra. | Desalinhamento dos componentes do equipamento. | Proceder com o alinhamento do equipamento. |
Contato entre lóbulos. | Encaminhamento para verificação OMEL. | ||
Rolamentos e/ou engrenagens gastos. | Proceder com a substituição dos rolamentos ou engrenagens ou encaminhar para verificação OMEL. | ||
Lóbulos desgastados. | Encaminhamento para verificação OMEL para substituição dos lóbulos. | ||
Soprador ou motor com frouxidão. | Aperto de parafusos ou revisão de alinhamento do motor. | ||
Ressonâncias na tubulação. | Solicitar que especialista faça a verificação da tubulação. | ||
Lóbulos enferrujados, ou com sedimentos vários depositados. | Efetuar a limpeza cuidadosa dos lóbulos ou encaminhamento para verificação OMEL. | ||
Tensão na carcaça. | Verificar quais os pontos de tensão e saná-los. | ||
Tubulações de entrada ou saída obstruídos. | Proceder com a desobstrução da tubulação. | ||
Parafusos da base frouxos. | Aperto de parafusos ou revisão de alinhamento da base. | ||
Tubulações de sucção e descarga não devidamente fixadas e isoladas. | Checar se as tubulações estão isoladas do soprador, utilizando-se juntas elásticas adequadas. | ||
Correias gastas. | Substituição das correias. | ||
Volume de ar aspirado insuficiente | A aspiração insuficiente de ar pelo soprador pode causar o engripamento do equipamento, seu aquecimento excessivo e eventual quebra. | Filtro provisório de partida ou filtro de aspiração entupidos. | Substituição do filtro. |
Vazamento na tubulação. | Solicitar que especialista faça a verificação da tubulação. | ||
Dimensionamento incorreto do soprador. | Entrar em contato com a OMEL para verificar o dimensionamento do equipamento ou analisar a curva de performance. | ||
Desgaste nos lóbulos. | Efetuar a troca cuidadosa dos lóbulos ou encaminhamento para OMEL. | ||
Corpo erodido ou gasto causando folgas excessivas. | Encaminhamento para verificação OMEL. | ||
Soprador gira no sentido contrario após a parada. | As causas apontadas podem influenciar na mudança de sentido de rotação dos lóbulos do soprador na partida, provocando o aumento do torque e esforço do eixo e mancais. | Ausência de válvula de retenção na descarga. | Realizar a instalação de válvula de retenção na descarga. |
Vazamento ou corpos estranhos na válvula de retenção. | Verificar os eventuais problemas na válvula de retenção e caso necessário, substituí-la. | ||
Vazamento de óleo no eixo de acionamento | Aumento do vazamento e deficiências de lubrificação e consumo de óleo. | Retentor desgastado. | Realizar a substituição do retentor desgastado. |
Rolamentos ou engrenagens danificados | As causas apontadas podem influenciar no aumento de vibração, aumento da temperatura da maquina especialmente nos mancais, possível contato dos lóbulos entre si e com o corpo. | Lubrificação insuficiente ou excesso de lubrificação. | Checar os níveis de óleo nos corpos laterais. |
Excesso de pressão. | Checar pressão de entrada e saída. | ||
Desalinhamento no acoplamento. | Checar alinhamentos dos acoplamentos. | ||
Excessiva tensão nas correias. | Checar a tensão nas correias. | ||
Vazamento de óleo pelos furos inferiores dos laterais | Poderá ser verificada a ocorrência de poucos pingos de óleo. | Pequenos vazamentos podem ocorrer nos furos de drenagem dos corpos laterais devido à condensação dos vapores de óleo dos labirintos. | Plugar ou manter plugados os furos de drenagem, devendo ser realizada de tempos em tempos a sua drenagem e limpeza. |
Jogo nos rolamentos | Poderá, neste caso, acontecer o contato entre lóbulos e entre lóbulos e corpo. | Ocorrência de jogo nos rolamentos superior às tolerâncias indicadas nos catálogos de rolamentos. | Recomendada a substituição dos rolamentos conforme o especificado. |
Motor para ou chave desarma | Interrupção do processo | Soprador engripado. | Deverá ser realizada a checagem do motor para que não ocorra aquecimento nos laterais ou no corpo central. Realizar a verificação de eventuais defeitos no eixo do soprador ou dentes da engrenagem. |
Lóbulos com incrustações. | Realizar a limpeza do soprador ou encaminhamento para a OMEL. | ||
A proteção automática é acionada logo após a partida | Interrupção do processo | Alimentação elétrica defeituosa. | Verificar a a instalação elétrica. |
Motor elétrico defeituoso. | Verificar o motor elétrico, seu funcionamento e seu dimensionamento. | ||
Contato entre lóbulos raspando. | Parar imediatamente a máquina e verificar as folgas dos lóbulos e engrenagens. | ||
Incrustações na câmara do soprador. | Realizar a limpar cuidadosa da câmara do soprador. | ||
Entrada de corpos estranhos. | Retirar eventuais corpos estranhos e examinar eventuais danos causados pelo mesmo. | ||
O motor não parte e não faz nenhum ruído | Interrupção do processo | Interrupção de ligações elétricas | Verificar os fusíveis, os terminais e o cabeamento. Controlar a instalação de alimentação. Controlar o motor elétrico. |