As válvulas de mangote ou válvulas “pinch” são usadas para bloquear ou liberar o fluxo de fluidos líquidos, pastas, polpas de minério ou pós, de várias naturezas químicas.
Já que apenas uma das suas partes, o mangote, fabricado em borracha, entra em contato com o fluido, todos os demais componentes mecânicos passam a ter sua vida útil extremamente prolongada, se fazendo necessário apenas a substituição do mangote.
Esta construção dá ao equipamento um baixo custo de manutenção e reparo.
Este artigo aborda os diferentes tipos de válvulas de mangote, componentes, funcionamento, aplicações e vantagens.
Componentes e Princípio de Funcionamento da Válvula de Mangote
As válvulas de mangote usam um volante ou atuador para interromper o fluxo, acionando um diafragma tubular flexível (mangote) que atua diretamente com a compressão e a descompressão.
O mangote é fixado ao sistema principal por flanges, garantindo que seja a única parte da válvula em contato com o fluido.
As válvulas de mangote não devem ser confundidas com válvulas de diafragma, que fecham apenas de um lado. Nas válvulas de mangote o tubo é estrangulado por cima e por baixo (veja Figura 01).
Tipos de Válvulas de Mangote
Dependendo da construção do corpo, as válvulas de mangote podem ser de dois tipos:
Válvula Mangote de corpo aberto
Não possui invólucro metálico, mas sim uma estrutura tipo esqueleto que consiste em duas barras transversais fixadas em suportes de flange.
O modelo de corpo aberto permite fácil inspeção do mangote quanto a falhas.
Válvula Mangote de corpo fechado
Este modelo possui invólucro metálico protetor da ação de intempéries e condições adversas de ambientes.
Com estrutura construtiva fechada, evita vazamento no ambiente, em caso de desgaste do mangote de borracha.
Aplicações
Devido a larga aplicação na indústria química, de mineração, papel, tintas, explosivos, produtos alimentícios, tratamento de água e esgoto, cimento etc, a seleção das Válvulas de Mangote NT Omel requer uma análise cuidadosa de fatores, tais como:
- compatibilidade de material,
- temperatura,
- pressão,
- tamanho e
- tipo de acionamento.
Veja as principais características técnicas:
Temperatura de serviço:
De um modo geral a temperatura das válvulas é limitada pelo elastômero e pelo líquido com que as mesmas operam, e embora cada caso deva ser verificado particularmente, as temperaturas limite (sem se considerar o grau de agressão química do produto) são aproximadamente 80ºC, para diafragmas borracha natural, e 90ºC para diafragma borracha sintética.
Para temperaturas maiores, os diafragmas podem ser fornecidos em materiais especiais, sob consulta.
Acionamento da válvula:
Podem possuir acionamento manual, pneumático, hidráulico e de ação rápida. A escolha do método operacional depende de fatores como precisão, velocidade e nível de automação necessários;
Tamanho da válvula:
O tamanho deve ser selecionado com base na vazão necessária e no tamanho da tubulação da aplicação.
As válvulas NT possuem bitolas de ½” até 24″ e em tamanhos acima de 10″ são dotadas de redutor para operação de abertura e fechamento;
Pressão de serviço:
As válvulas NT foram projetadas para aplicação em linhas com pressões inferiores a 17 kg/cm2 (temperatura ambiente).
A tabela abaixo identifica os limites exatos de pressão por cada bitola:
1/2″ | 3/4″ | 1″ | 1 1/4″ | 1 1/2″ | 2″ | 2 1/2″ | 3″ | 4″ | 5″ | 6″ | 8″ | 10″ | 12″ | 14″ | 16″ | 18″ | 20″ | 24″ | |
NT | 8 | 8 | 8 | 8 | 8 | 6,5 | 6,5 | 5 | 5 | 5 | 5 | 4 | 3,5 | 3,5 | 3,5 | 3,5 | 3,5 | 3,5 | 3,5 |
NT/AP | 17 | 17 | 17 | 17 | 17 | 17 | 17 | 14 | 14 | 10 | 10 | 10 | 10 | 10 | 7 | 7 |
Construção robusta
As válvulas de mangote OMEL são todas feitas de material fundido, ao contrário de outras marcas disponíveis no mercado que são feitas de laminados e soldados, mais suscetíveis a torções e rupturas devido a pressão de operação, dilatação ou ocilações de tubulações.
Vantagens
As válvulas de mangote oferecem ao usuário as seguintes vantagens:
- Passagem livre, sem obstruções;
- Fechamento positivo, mesmo sobre sólidos;
- Nenhuma parte mecânica além do diafragma em contato com o produto controlado;
- Ausência total de gaxetas;
- Reduzidíssima perda de carga;
- Longa duração sob severas condições;
- Somente um componente de desgaste – o diafragma tubular (mangote);
- Manutenção rápida e simples.
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