Bomba Centrífuga UND/ll-MAG
Norma ANSI B73.3
Produzida no Brasil pela OMEL, para bombeamento de fluidos tóxicos, perigosos ou danosos à vida ou ao meio ambiente. Essas bombas não vazam.
Parâmetros Operacionais
Capacidade: ___________________________ até 300m3/h
Altura manométrica total: _____________ até 200m
Rotação Máxima: ______________________ 3600 RPM
Características do Projeto
- Dimensões ANSI B 73.1, bomba intercambiável com bombas seladas de mesmo padrão.
- Produzida com suporte de rolamentos ou monobloco (somente para as bombas com rotores de 6”e 8”)
- Suporte dos rolamentos em ferro fundido, com rolamentos em banho de óleo e eixo selado com vedadores de mancais em bronze (vedadores de mancais também disponíveis em inox).
- Atende às normas ANSI B73.3-2003 e ANSI/HI 5.1 e 5.6 para bombas magnéticas.
- Filtro autolimpante incorporado (opcional).
- O conjunto secundário de vedação (suporte de rolamentos externo) poderá ser retirado sem a necessidade da retirada da bomba da linha, mantendo-se o sistema de mancais internos e a camisa de contenção montados. Assim, não há necessidade de drenar, evacuar ou isolar a bomba.
- Mancais internos produzidos em (i) Carbeto de Silício Sinterizado, (ii) Carbeto de Silício com grafite, ou (iii) Grafite, a ser determinado de acordo com as propriedades físico-químicas do produto bombeado. A bucha estacionaria do mancal montada sobre o eixo por meio de anéis de compensação de tolerância em Hastelloy C permite a operação em qualquer temperatura.
- Imãs em ferro neodímio para utilização em temperaturas de bombeamento até 120ºC e em samário cobalto usado em temperaturas de bombeamento até 300ºC
Vantagens
- Camisa de contenção em uma única peça, extra pesada, em Hastelloy C resistente à corrosão, que garante segurança e reduz perdas por correntes parasitas.
- Mancais e luvas em Carbeto de Silício puro sinterizado, que garantem uma longa vida do produto.
- Eficiente circulação interna de fluido, que garante a redução de temperatura gerada pelas correntes parasitas.
- Monitoramento de condição operacional via medição da temperatura da caneca de contenção, provendo proteção em caso de mau funcionamento da bomba devido a eventual operação em seco, recirculação interrompida, “flashing” do produto bombeado ou desacoplamento dos ímãs.
- Anel de proteção em material que não produz faíscas, protegendo a camisa de contenção de atrito do conjunto dos ímãs externos, em caso de falha operacional dos rolamentos do suporte externo.
- Maior Tempo Médio Entre Falhas (TMEF).
- Monitoramento da potência elétrica consumida pela bomba, que possibilita seu desligamento imediato em caso de eventuais problemas operacionais. Se a temperatura de bombeamento varia muito, o monitoramento pela temperatura não é o mais indicado. Nesse caso, o funcionamento a seco pode também ser detectado por chaves de vazão (“ow switches”), interruptores de pressão (“pressure switches”) ou sensores de pontencia/corrente. Um sensor de potência (ou monitor de carga) é preferível ao invés do sensor de corrente, pois o primeiro variará linearmente mesmo em condições de baixa carga (vide gráco), consulte a equipe de especialistas de aplicação da OMEL para mais informações.
Aplicações
- Em processos químicos e petroquímicos, na indústria farmacêutica, na indústria nuclear, em processos contínuos ou descontínuos.
- Descarga de tanques e veículos de transporte de líquidos sensíveis.
- No transporte e recirculação de fluidos térmicos.
- No bombeamento de fluidos carcinogênicos, inflamáveis, puros, explosivos, venenosos, sensíveis à atmosfera, letais, agressivos, tóxicos, contaminantes, contaminados, nocivos, quentes, frios, pirogênicos, criogênicos, ácidos e de difícil selagem.
- Em aplicações que não puderem ocorrer vazamentos, como no bombeamento de ácidos, álcoois e glicóis, álcalis, halogênios, fluidos de transferência térmica, hidrocarbonetos, compostos de nitrogênio e enxofre, sais e produtos químicos como formaldeído, éter, TDI, MDI, acetona, anidrido acético, detergentes, monoglicerídeos, óleos vegetais, água desmineralizada, água pesada, óxido de propileno, cloreto de metila, acetato de chumbo, cianetos e freon.
Peças Originais e Assistência Técnica OMEL
Conserte sua bomba com quem fabrica!
Optando pelo pós-venda da OMEL, você conta com a garantia de fábrica, técnicos capacitados, laudos completos para diagnóstico de necessidade de substituição de peças, processos automatizados para fabricação de peças de alta qualidade e testes finais de performance para liberação das bombas e instrumentos. Com segurança, durabilidade e confiabilidade dos produtos reparados na OMEL, você terá ótimos resultados em seu processo industrial e redução de custos operacionais.
Conheça mais produtos OMEL
A OMEL oferece uma ampla variedade de produtos de alta qualidade para diversas aplicações. Entre os produtos oferecidos estão bombas centrífugas, bombas de vácuo, bombas dosadoras, sopradores tipo “roots”, compressores de anel, rotâmetros, sistemas de Vácuo e válvulas de mangote.