A velocidade específica (Ns) é um índice adimensional de projeto, que identifica a semelhança geométrica de bombas. É usada para classificar os rotores de acordo com seus tipos e proporções. Bombas de mesmo Ns, mas de tamanhos diferentes, são consideradas geometricamente semelhantes, mesmo sendo uma bomba um tamanho múltiplo da outra.
A velocidade específica é calculada no ponto de melhor eficiência da bomba com rotor de diâmetro máximo. Ela é expressa matematicamente pela seguinte equação:
Onde:
- n (rpm) – Rotação da Bomba
- Q (m³/h)– Vazão da Bomba
- H (m) – Altura manométrica por estágio
Para rotores duplos, a vazão total deve ser dividida por dois, no cálculo da velocidade específica. A velocidade específica identifica aproximadamente a relação aceitável entre o diâmetro do olho do rotor, (D1) e o diâmetro máximo do rotor (D2) em um impulsor bem projetado.
- Ns: 500 a 5.000; D1/D2 > 1.5 – bomba de fluxo radial
- Ns: 5.000 a 10.000; D1/D2 < 1.5 – bomba de fluxo misto
- Ns: 10.000 a 15.000; D1/D2 = 1.0 – bomba de fluxo axial
A velocidade específica também é usada no dimensionamento de uma bomba nova por ampliação de escala de uma bomba menor de mesma velocidade específica. O desempenho e construção da bomba menor são usados para predizer o desempenho e modelar a construção da nova bomba.