Conheça o princípio de funcionamento e as principais aplicações da Bomba Centrífuga Autoescorvante

O que é escorva?

De maneira simples, pode-se dizer que escorva, é o processo de substituir o ar dentro de uma tubulação por um líquido.

A bomba centríuga auto escorvante é um tipo de bomba, cuja finalidade é puxar um líquido por uma tubulação (antes cheia de ar). A bomba centrífuga auto escorvante pode ser utilizada para a retirada de água ou qualquer outro tipo de líquido de um reservatório situado em um nível inferior a ela.

É importante destacar que os demais tipos de bombas não possuem esta função.

Princípio de funcionamento de uma bomba centrífuga autoescorvante

Ilustração sobre o princípio de funcionamento de uma bomba centrífuga autoescorvante

Descrição do Ciclo de Escorva

  1. Enchimento da carcaça, bomba parada: Para uma boa operação de autoescorva a carcaça deve ser preenchida com um volume suficiente de líquido de escorva necessário para aspirar o ar contido na linha de sucção.
  2. Partida da bomba: Com o giro do rotor, o líquido de escorva auxilia na aspiração do ar contido na tubulação e é bombeado para a câmara de escorva. O ar é expelido enquanto o líquido de escorva flui através da carcaça e volta para o olho do rotor. Com a circulação do líquido de escorva é aspirado mais ar, criando uma depressão na linha de sucção fazendo com que o líquido bombeado seja empurrado para dentro da tubulação pela ação da pressão atmosférica.
  3. Após o ciclo de escorva: Com o ar aspirado da tubulação, o líquido preenche a voluta e a câmara de escorva iniciando-se o bombeamento efetivo do íquido.
  4. Bomba parada: Quando não está em funcionamento, o líquido contido na tubulação de descarga volta para bomba, deixando a câmara de escorva preenchida com líquido suficiente para o início do próximo ciclo de escorva.

Critérios para uma correta instalação da bomba centrífuga autoescorvante

Atenção para estes critérios a fim de assegurar uma operação eficiênte e segura da bomba centrífuga autoescorvante:

Foto de uma bomba centrífuga autoescorvante instalada
Foto de uma bomba centrífuga autoescorvante instalada
  • Instalar a bomba centrífuga o mais próximo possível do poço;
  • Limitar o comprimento da linha de aspiração em aproximadamente 7 metros. Consulte o Departamento Técnico da Omel para informações sobre o limite de cada tamanho de bomba e de acordo com o tipo de líquido bombeado;
  • Selecionar o tamanho da tubulação de sucção de acordo com o bocal de sucção da bomba;
  • Evitar o uso de válvulas de pé;
  • Obedecer a submergência mínima do tubo de sucção no líquido (conforme figura acima);
  • Prever uma linha de respiro na tubulação de descarga direcionada para o poço, especialmente nos casos aonde o ar não pode ser naturalmente ventilado pela linha de descarga;

Aplicações típicas da bomba centrífuga autoescorvante

  • Extração de água e outros fluídos de poços coletores industriais;
  • Esgotamento de minas e galerias;
  • Transferência de produtos químicos;
  • Retirada de água de porões de embarcações;
  • Descarga de carros tanque; (a bomba AE (autoescorvante) permite que eventualmente, ao término da descarga, se ela por algum descuido, girar em seco, que o seu selo mecânico não queime. Como ela tem permanentemente a carcaça cheia de fluido, o selo mecânico não sofre. Em muitos casos, quando usada (na descarga de carros tanque) uma bomba centrífuga não auto-escorvante, o fato de ela vir a girar em seco, será fatal para o selo mecânico);
  • Aplicável em fundos e refluxo de colunas de destilação, em situações não API;
Foto de diversas bombas centrífugas autoescorvantes na fabrica da OMEL prontas para envio ao cliente

Características gerais da Bomba Centrífuga UND AE da Omel Bombas

  • Capacidades de até 350 m3/h;
  • Alturas manométricas de até 120 metros;
  • Atende bombeamento de fluidos com temperaturas até 250ºC;
  • Pressões até 2586 Kpa’s nas paredes da carcaça de ferro nodular;
  • Altura de sucção efetiva (ou altura de escorva) máxima: 6 metros;
  • Carcaça com uma só peça e câmara de sucção integrada;
  • É veloz no tempo de escorva;
  • Não requer válvula de retenção na sucção;
  • Retenção positiva de líquido na carcaça sob condições de sifonamento;
  • Seu projeto permite a remoção do suporte de rolamentos, sem ser necessário retirar a carcaça das linhas de tubulação ( o que facilita em muito a manutenção ). Sistema back pull out;
  • Auto purga de vapores;
  • Ajuste axial externo do rotor.

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