⚠ Aviso importante: Caro cliente, informamos que hoje, terça-feira, dia 09/07/24, não haverá expediente por conta do feriado no estado de São Paulo. Você pode enviar sua solicitação através do nosso formulário de contato do site ou no WhatsApp (11 97174-7990). Iremos atende-la assim que retornarmos na quarta-feira, dia 10/07/24.

Sistemas de Vácuo OMEL

Além das bombas de vácuo de anel líquido, a OMEL projeta e fabrica sistemas de vácuo para atender aos requisitos e condições exigidos por aplicações específicas de indústrias de diversos segmentos industriais.

Além da certificação ISO 9001, a OMEL está capacitada para atender todas as normas exigidas para o fornecimento destes conjuntos, inclusive as normas da Petrobras e de empresas de energia, dentre outras. Contamos com pessoal especializado em vácuo e em aplicação de bombas de vácuo para o projeto desses sistemas.

A OMEL, empresa 100% brasileira já possui vários sistemas de vácuo projetados e fabricados no Brasil operando em vários países do mundo, a exemplo, nos Estados Unidos.

Sistemas de vácuo: definição e possibilidades de arranjos

Sistema de vácuo é uma designação genérica para um arranjo de equipamentos utilizados para geração de vácuo.

A análise comparativa para a escolha entre os diversos sistemas de vácuo disponíveis para uma determinada aplicação é na maioria das vezes demorada, e leva em consideração fatores técnicos e econômicos.

Os dois principais fatores que afetam a seleção final de um sistema de vácuo são: a pressão de sucção que deve ser mantida ou atingida no processo e a vazão a ser aspirada.

Mas, vários outros fatores devem ser verificados, dependendo do processo aonde o sistema de vácuo será instalado e entre eles podemos citar:

  • A tolerância do sistema de vácuo em aspirar materiais sólidos ou líquidos, gases difíceis, etc…
  • A resposta do sistema de vácuo a um súbito aumento na entrada de ar advindo de eventuais vazamentos nas linhas;
  • A interferência no desempenho do sistema de vácuo de um eventual aumento na pressão de descarga;
  • A operação do sistema em ambientes corrosivos ou explosivos.

Avaliadas as condições acima podemos citar que os três arranjos de sistemas de vácuo mais usuais são compostos de:

1. Bombas de vácuo de anel líquido, trocadores de calor, separadores para o líquido de selagem, bombas centrífugas para extração, tubulação e instrumentação

Sistema de vácuo para remoção de ar do condensador de turbina na partida do equipamento.

2. Bombas de vácuo de anel líquido, ejetores a vapor ou atmosféricos, condensadores, separadores para recirculação, trocadores de calor, bombas centrífugas, tubulação e instrumentação

Sistema de vácuo para manutenção da pressão absoluta da ordem de 10 mm hg abs em um reator químico.

3. Bombas de vácuo de anel líquido, bombas de vácuo tipo roots, separadores para recirculação, trocadores de calor, bombas centrífugas, tubulação e instrumentação

Sistema de vácuo para manutenção da pressão absoluta em processo químico, sem utilização de vapor e com recompressão dos gases aspirados a uma pressão acima da atmosférica.

Mais exemplos de sistemas de vácuo que foram fabricados pela OMEL:

A OMEL possui soluções completas em sistemas de vácuo e um time de especializado para atender você e todas as necessidade da sua aplicação.

Artigos relacionados

Escola de Bombas

Dicas de instalação e manutenção dos equipamentos OMEL, análises técnicas, tabelas de conversão e muito mais!

Peças Originais e Assistência Técnica

Conserte sua bomba com quem fabrica!

Ao optar por peças originais e contar com uma assistência técnica especializada, a OMEL garante a qualidade, segurança e durabilidade dos produtos oferecidos. Isso pode reduzir custos a longo prazo e aumentar a satisfação dos nossos clientes, já que eles têm a certeza de que estão sendo atendidospor prossionais capacitados e utilizando peças de alta qualidade.