O que são sopradores?
Sopradores são máquinas de fluido projetados para realizar o deslocamento de ar ou gás. O foco desse tipo de máquina é a geração de vazão, assim, o fluxo se estabelecerá sobre baixas taxas de compressão.
Figura 1 – Soprador Tipo Roots (OMEL)
Tipos de sopradores
Podemos separar os sopradores em dois grandes grupos:
Sopradores de fluxo – funcionam conforme o princípio de uma máquina de fluxo, imputando aceleração ao fluido de forma que esse ganhe energia cinética e a converta, posteriormente, em energia de pressão, ao longo de seu deslocamento dentro da carcaça da máquina. Essa conversão de energia é estabelecida baseando-se no princípio de Bernoulli.
Sopradores volumétricos – também chamados de sopradores de deslocamento positivo, deslocam o fluido em volumes definidos a cada rotação. O tipo mais comum utilizado na indústria é o Soprador Volumétrico de Lóbulos, amplamente conhecido como Soprador tipo “Roots”.
Sopradores Volumétricos de Lóbulos (Roots)
Os sopradores de lóbulos tipo “Roots” são sopradores volumétricos rotativos, que deslocam o fluido por intermédio de lóbulos em seu interior. Os lóbulos não comprimem o fluido (ar ou gás), apenas o desloca da sucção, entre a câmara de compressão até a descarga do soprador. A pressão se dará pelas resistências e perdas de carga encontradas na instalação.
Princípio de funcionamento e capacidades
Nos sopradores Roots um eixo é acoplado a um elemento acionador (normalmente um motor) e a um conjunto de engrenagens, que por sua vez giram os lóbulos em sentidos opostos.
As folgas internas entre os lóbulos e a carcaça do soprador são mínimas, e isso faz com que, ao girar, o lóbulo empurre o ar ou gás, contido na sucção do soprador. Esse ar é direcionado para a descarga do equipamento e o ciclo se repete.
Figura 2 – Esquema de funcionamento do Soprador Trilobular tipo “Roots” SRT OMEL
Sobre os lóbulos
Os lóbulos são um dos principais componentes de um soprador tipo “Roots”.
Os lóbulos dos sopradores OMEL são fabricados em ferro fundido nodular de alta resistência mecânica. Os lóbulos trilobados, como também são chamados os trilobulares, são uma evolução dos bilobulares.
Figura 3 – Evolução dos lóbulos
Lóbulos trilobados Sopradores tipo “Roots” OMEL
Os Sopradores tipo “Roots” Trilobados permitem uma melhor distribuição de pressão entorno do lóbulo e eixo do equipamento. Isso resulta numa distribuição de carga em torno dos rolamentos e vedações mais equilibrada, reduzindo esforços, vibrações e aumentando a vida útil dos componentes do soprador.
Além da questão da pressão, o lóbulo trilobado aumenta a frequência de bombeio de gás em 30%. Isso auxilia numa redução de ruído (redução de cerca de 5dBA), e aumenta a uniformidade de fluxo de gás que o soprador consegue atingir.
Além da questão da pressão, o lóbulo trilobado aumenta a frequência de bombeio de gás em 30%. Isso auxilia numa redução de ruído (redução de cerca de 5dBA), e aumenta a uniformidade de fluxo de gás que o soprador consegue atingir.
Conheça a Linha de Sopradores OMEL
Nossa linha de sopradores conta com os modelos SRT, SR/OF e VRT/PA.
Vantagens dos Sopradores Tipo “Roots” OMEL
- Deslocamento de gás isento de contaminação por óleo.
- Modelos trilobulares possuem conjunto eixo-lóbulo com excelente rigidez e maior estabilização operacional e melhor equilíbrio na distribuição da pressão permitindo o uso de equipamentos menores a custo mais interessante.
- Vedação da lubrificação realizada por labirintos, retentores e anéis pistão, promovendo vedação segura e confiável do óleo de lubrificação. Os labirintos garantem perda mínima de ar pelos eixos do soprador.
- Corpo (carcaça) robusta, fabricada em peça única por meio de fundição, garantindo elevada resistência.
- Rolamentos superdimensionados para operar 100.000 horas na pressão máxima de projeto.
- Menor nível de pulsação, vibração e ruído.
- Pés de fixação móveis, permitindo flexibilidade de instalação, seja na vertical seja na horizontal.
- Produto com projeto e fabricação nacional com peças e serviços especializados totalmente disponíveis para todos os estados do país. Os produtos OMEL podem ser adquiridos pelo sistema de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Acessórios OMEL
A OMEL fornece diversos tipos de acessórios, equipamentos e periféricos para uso em conjunto com a sua linha de sopradores. Podemos citar motores, bases silenciadoras, filtros de entrada, acoplamentos, válvulas de alívio e de retenção, juntas flexíveis e válvulas de partida.
Além dos acessórios citados, fornecemos soluções integradas, como é o caso do Conjunto OMEL Blazer composto por um Soprador OMEL Linha SRT e uma cabine de isolamento acústico projetada e fabricada especialmente para os Sopradores OMEL.
A cabine possui recursos como:
- Construção leve e robusta
- Painel de instrumentação
- Facilidade de acesso interno para manutenções e troca de filtros
- Ventilador e dutos para circulação de ar
- Sensor de abertura de portas
- Fabricada em materiais recicláveis
Veja mais detalhes em » https://omel.com.br/sopradores-roots/conjunto-omel-blazer/.
Aplicações para Sopradores Tipo Roots
De forma geral, os Sopradores Tipo “Roots” OMEL, são aplicados em qualquer atividade que requeira vazões de gases isentos de óleo a baixa pressão. Para aplicações que requeiram vácuo acima de 50% deve-se considerar a aplicação dos modelos de sopradores da linha VRT/PA.
Vejamos a seguir algumas das inúmeras aplicações onde os sopradores e bombas de vácuo roots podem ser utilizados:
Tratamento e agitação de água
Utilizados para a aeração e agitação de lagoas e tanques em estações de tratamento de água. O ar é utilizado para alimentar as bactérias que eliminam a matéria orgânica da água.
Figura 5 – Aplicação em lagoas e tanques de aeração
Secagem de materiais
O soprador é usado para circular o ar entre o material. Normalmente existe um aquecedor no sistema e um dessecante.
Figure 6 – Secagem de materiais
Ensacamento de materiais
O ar é utilizado para fluidizar o escoamento de materiais para o ensacamento.
Figura 7 – Ensacamento de materiais
Incineradores industriais, fornos e geradores
Os sopradores aumentam a eficiência de combustão e promovem a exaustão de gases residuais.
Figura 8 – Aplicação em incineradores, forno, geradores, etc.
Transporte pneumático de materiais pela sucção e descarga
Os sopradores/bombas roots geram vácuo e pressão em sua operação, essas operações podem ser combinadas para transportar diferentes tipos de produtos tais como: grãos, farinhas, cascas, cristais, cinzas, etc.
Figura 9 – Transporte pneumático pela descarga ou sucção
Moldagem de plástico a vácuo
Depois de aquecer uma chapa plástica, o material é puxado para dentro do molde por uma bomba de vácuo.
Figura 10 – Moldagem a vácuo
Agitação de líquidos e soluções químicas
Processos como cromeação, douração e latonagem, por exemplo, utilizam agitação por ar, garantindo uma agitação mais completa e mantendo a homogeneidade do fluido tratado.
Figura 11 – Agitação de líquidos por ar
Aceleração de materiais a granel
O soprador direciona ar e acelera o escoamento de materiais a granel. Torna mais ágil e eficiente a movimentação dos materiais entre as etapas do processo.
Figura 12 – Aceleração de materiais a granel
Sistema de vácuo para separação de materiais
Os sopradores geram vácuo e fluxo que direciona a mistura de gás e sólidos para um separador.
Figura 13 – Separação de sólidos
A OMEL Bombas e Compressores é uma empresa genuinamente brasileira, com engenharia e tecnologia próprias com fábrica em terreno próprio localizado na cidade de Guarulhos/SP.
Isso permite oferecer aos clientes menores prazos de entrega, facilidade de pagamento por meio de financiamento pelo BNDES e pronto atendimento no fornecimento de manutenção e peças de reposição originais com garantia.
Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em ajudá-lo em todas as fases do seu processo.