Sopradores no Mercado de Saneamento

Um soprador é uma máquina de fluido utilizada para movimentar e pressurizar gases, principalmente ar. Ele atende diferentes tipos de aplicações onde se faz necessário deslocar ar ou gases a altas vazões e baixas pressões.

A importância dos sopradores no mercado de saneamento se deve a sua forte contribuição para a introdução de oxigênio nas lagoas de aeração, ajudando na redução de odores e melhoria da qualidade da água antes de seu descarte ou reutilização.

Os sopradores ajudam a manter a operação estável das estações de tratamento, ajudando a remoção de sólidos e a oxigenação adequada dos ambientes aquáticos.

Soprador tipo Roots OMEL

Os Sopradores Volumétricos de Lóbulos, também conhecidos como “Sopradores tipo Roots”, são equipamentos utilizados para fornecer ar em processos industriais, incluindo o tratamento de água e esgoto no setor de saneamento.

Detalharemos neste artigo as principais atividades desses equipamentos dentro das etapas do tratamento de água e esgoto.

Aplicações em Processos de Saneamento

O processo de saneamento geralmente envolve várias etapas: primeiro, a coleta e o transporte dos resíduos ou águas residuais para instalações de tratamento. Em seguida, o pré-tratamento remove sólidos grandes e materiais indesejados.

No tratamento primário, sedimentos e partículas maiores são separados da água. O tratamento secundário, geralmente biológico, degrada a matéria orgânica restante com o auxílio de microrganismos. O tratamento terciário, quando necessário, trata a água para remover contaminantes adicionais e poluentes.

É no tratamento secundário que os sopradores desempenham seu papel mais importante. Veremos a seguir:

1. Aeração de Lagoas de Estabilização

Vídeo de um Soprador OMEL realizando a aeração de um tanque.

São amplamente utilizados para fornecer oxigênio às lagoas de estabilização, que são grandes tanques onde as águas residuais são tratadas. A aeração promove a proliferação de microrganismos aeróbios que utilizam o oxigênio para decompor a matéria orgânica, dissociando os poluentes presentes na água. Sem uma aeração adequada, o tratamento se torna ineficaz, resultando em águas residuais de baixa qualidade.

2. Sistemas de Biogás

O biogás é produzido pela decomposição anaeróbica da matéria orgânica em digestores. A capacidade de mover grandes volumes de gás a baixas pressões, fazem com que os sopradores sejam uma ótima escolha no processo de tratamento de efluentes que envolvem a movimentação de biogás. Essa movimentação ajuda a manter a mistura adequada no digestor, favorecendo uma melhor decomposição da matéria orgânica. Os sopradores também são utilizados para o bombeamento do biogás para os geradores de energia elétrica.

3. Contra lavagem de Filtros de Areia

A contra lavagem é um importante processo na remoção de impurezas acumuladas nos filtros, garantindo a qualidade da água tratada. Os sopradores fornecem o ar comprimido necessário para expandir os grãos de areia e liberar as partículas retidas.

Linha de Sopradores OMEL para o Mercado de Saneamento

Linha SRT – Sopradores de Lóbulos Roots Trilobulares

Linha de sopradores OMEL modelos SRT, SR/OF e VRT/PA.

Projetados com três lóbulos rotativos (lóbulos trilobados) que giram em sentidos opostos, aprisionando e conduzindo o ar ou gases rumo à descarga.

Nesse processo, o ar ou gás é pressurizado, ajustando-se automaticamente à pressão do sistema. O design trilobado oferece maior resistência e melhor distribuição da pressão, reduzindo picos causados pelo retorno dos gases e permitindo um ciclo de pulsações 30% superior ao dos rotores bilobados, resultando em um fluxo mais uniforme.

Esquema de funcionamento do Soprador Trilobular tipo Roots SRT OMEL
Esquema de funcionamento do Soprador Trilobular Tipo Roots da OMEL

Linha SR/OF ou SRT/OF – Tipo OIL-FREE

A principal diferença entre os SRT e SR está no design dos lóbulos, sendo que a linha SR tem como opção o design clássico de bilóbulos. Os SRT são trilobulares. Já os demais aspectos dos sopradores são semelhantes, tal como a completa isenção de óleo no ar ou gás.

A câmara de compressão do ar foi isolada da caixa de rolamentos e da caixa de engrenagens para evitar a contaminação do ar bombeado, mesmo na ocasião do rompimento dos anéis de labirinto e dos retentores entre corpo e caixa de mancais.

Linha VRT/PA – Bombas de vácuo tipo Roots

A linha VRT/PA são bombas de vácuo que trabalham de forma similar à dos sopradores trilobados e que permitem chegar a uma elevada relação de compressão (em vácuo) sem problemas especiais através da entrada de ar em temperatura ambiente.

São fabricados seis modelos dessas bombas, destinados ao uso estacionário em centrais de vácuo ou dinâmico em caminhões para limpeza ou aspiração de água e esgotos.

Aplicações

As linhas SRT, SRT/OF e VRT/PA oferecem soluções variadas para as diferentes necessidades do mercado de saneamento.

São importantes na aeração de tanques e lagoas auxiliando o controle de odores, suporte a sistemas de filtração, e outras diversas aplicações no segmento. Esses sopradores são projetados para oferecer desempenho eficiente e adaptável.

Com o corpo extremamente robusto, fabricado em uma única peça de ferro fundido, e a capacidade de operar com baixo ruído e manutenção mínima, fazem deles uma escolha assertiva e durável para estações de tratamento de água e esgoto.

Artigos relacionados

Escola de Bombas

Dicas de instalação e manutenção dos equipamentos OMEL, análises técnicas, tabelas de conversão e muito mais!

Peças Originais e Assistência Técnica

Conserte sua bomba com quem fabrica!

Ao optar por peças originais e contar com uma assistência técnica especializada, a OMEL garante a qualidade, segurança e durabilidade dos produtos oferecidos. Isso pode reduzir custos a longo prazo e aumentar a satisfação dos nossos clientes, já que eles têm a certeza de que estão sendo atendidospor prossionais capacitados e utilizando peças de alta qualidade.